Desculpe, você precisa ativar o JavaScript no seu navegador para visitar o Portal Dataprev.
Ir para o conteudo 1

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qui, 30/06/2022 - 15:23

Aplicativos Meu INSS e Carteira de Trabalho Digital, desenvolvidos pela empresa, também estão entre os mais buscados e baixados

Processado pela Dataprev, Abono Salarial é um dos serviços mais acessados do Gov.brFacilidade e rapidez para solicitar benefícios e obter acesso a informações e serviços previdenciários e trabalhistas. É por isso que aplicativos desenvolvidos pela Dataprev e iniciativas como o Abono Salarial, que conta com processamento de dados por parte da empresa, estão entre os mais acessados dos domínios Gov.br. A informação está em um relatório referente ao mês de maio, divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
 
“A Dataprev usa tecnologia para entregar dignidade. Nosso desafio é conseguir que os cidadãos requeiram seus benefícios de forma fácil, tenham respostas rápidas e que somente quem tem direito, receba”, destaca o presidente da empresa pública, salientando que apenas o aplicativo Meu INSS é responsável pelo atendimento mensal de mais de 27 milhões de pessoas. “Pelos sistemas da Dataprev passa o processamento de aproximadamente R$ 1 trilhão em benefícios previdenciários, trabalhistas e assistenciais”, acrescenta.
 
A empresa foi acionada para realizar o processamento e cruzamento de dados dos trabalhadores aptos a receberem o Abono Salarial do PIS/PASEP. O serviço foi um dos mais acessados do Gov.br no último mês.
 
Da mesma forma, os aplicativos Meu INSS e Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) figuraram entre os cinco mais buscados e baixados não só em maio, mas nos últimos meses também. Ambos, inclusive, estão concorrendo ao prêmio IBest 2022 entre as maiores iniciativas digitais do Brasil. O processo para escolha e premiação é realizado entre os meses de março e novembro, com cinco fases. A participação é gratuita, tanto para votantes quanto para concorrentes. É permitido inscrever iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, indistintamente, em uma mesma categoria.
 
Vida laboral
 
A CTPS Digital permite que trabalhadores acompanhem a sua vida laboral de forma bastante facilitada, tendo acesso a dados pessoais e aos contratos de trabalho atuais e antigos, disponibilizando até gráficos com remunerações, média salarial e o tempo de serviço em cada contrato. Por meio do app é possível, ainda, solicitar o seguro-desemprego. O download do aplicativo é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store, ou no portal Gov.br.
 
Processado pela Dataprev, Abono Salarial é um dos serviços mais acessados do Gov.brCom a Portaria n. 1.065, em setembro de 2019, a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir o documento físico, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Dessa maneira, não é mais necessário emitir o documento em papel para contratação em empresas que já utilizam o eSocial.
 
Benefícios na palma da mão
 
Já o Meu INSS é a ferramenta de contato entre os cidadãos e o Instituto Nacional do Seguro Social. Por meio do site e do aplicativo é possível fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Na versão mais recente, os segurados já podem consultar também a cópia de contratos de empréstimo consignado e os dados de identificação coletados na contratação, o que aumenta a segurança nesse tipo de acordo.
 
Os atendimentos são realizados sem a necessidade de deslocamento até uma agência física do INSS, o que deixa tudo mais rápido. O tempo gasto na plataforma é, em média, menor que cinco minutos. E quem não tem tanta familiaridade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô – assistente virtual que explica detalhadamente o passo a passo para todos os serviços.
 
Para falar com a Helô, basta clicar no botão localizado no canto inferior direito da tela.
 
Processado pela Dataprev, Abono Salarial é um dos serviços mais acessados do Gov.br