Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Primeira edição do Papo de TIC discute benefícios e desafios da agenda digital
Iniciativa tem como objetivo promover diálogos sobre tecnologia. Pesquisadora Beatriz Vasconcellos abordou a importância da IPD e dos bens públicos digitais
A Dataprev realizou nesta sexta-feira (29), na sua sede, em Brasília, a primeira edição do Papo de TIC, que tem como objetivo promover diálogos sobre tecnologia para transformação digital. No evento, que contou com a participação de gestores da empresa e clientes, a pesquisadora de Políticas para Inovação do Setor Público da London's Global University, Beatriz Vasconcellos, abordou a importância da Infraestrutura Pública Digital (IPD) e dos bens públicos digitais (do inglês Digital Public Goods, ou DPGs), e como a agenda digital brasileira se posiciona nesse contexto.
“A agenda digital se tornou um tema complexo que discute o futuro governo, a capacidade estatal, a ordem geopolítica e o futuro da economia e da democracia. Primeiro, precisamos entender que vivemos um sintoma de miopia digital, ou seja, é muito difícil de enxergarmos o horizonte no setor de tecnologia, pois trata-se de uma agenda que se move rapidamente”, destacou.
Beatriz explicou os conceitos de Infraestrutura Pública Digital (IPD), Infraestrutura Nacional de Dados (IND) e bens públicos digitais, que abrangem softwares de código aberto, dados abertos, padrões e conteúdos acessíveis. A pesquisadora destacou que a digitalização está passando por um processo de mudança, migrando de silos, integrações verticais, para integrações mistas, ou seja, horizontais e verticais. “Hoje, estamos quebrando esses silos e construindo as IPDs, a IND e os DPGs”, complementou.
A IND é formada por um conjunto de normas, políticas, arquiteturas, padrões, ferramentas tecnológicas, ativos de informação e talentos humanos geridos por diversos órgãos. Com tecnologia, há a capacidade de integração, de acesso, de analytics, e a infraestrutura necessária para que esses dados sejam revertidos em melhores serviços prestados ao cidadão, com mais agilidade.
Sobre o Papo de TIC
O Papo de TIC é uma iniciativa da Dataprev, promovida pela Superintendência de Planejamento Estratégico (SUPL) e pela Diretoria de Relacionamento e Negócio (DRN) da empresa.
Esta primeira edição contou com a participação de representantes da área de tecnologia de órgãos de governo como Ministério da Educação (MEC), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), Ministério da Previdência Social (MPS) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Novos eventos serão realizados ao longo de 2025.
“Esse é um encontro que vai permitir discussões e definição de conceitos. Nós temos uma agenda que abrange o cidadão e o Papo de TIC vai permitir o conhecimento do dia a dia de cada instituição e órgão para criar uma conexão e diminuir o tempo de resolução de desafios”, destacou o diretor de Relacionamento e Negócio, Alan Santos.
A superintendente de Planejamento Estratégico, Marjorie Bastos, por sua vez, destacou que o encontro abre possibilidades para além de discussões e diálogos sobre transformação digital: “É um espaço para trabalharmos em conjunto e criarmos ações concretas para as políticas públicas brasileiras por meio digital”, ressaltou.
O superintendente de Relacionamento Comercial e Mercados, Saulo Milhomem, destacou que a iniciativa irá unir conceitos teóricos e técnicos para serem colocados em prática no dia a dia. “O Papo de TIC pretende alinhar conceitos e ideias com nossos clientes. Também será uma oportunidade para entender o que deu certo e o que deu errado na área de tecnologia. Tudo isso será possível se andarmos de mãos dadas”, explicou.