Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 09/10/2024 - 10:06

Rodrigo Assumpção participou do evento de Inovação em Soluções de Governo Digital da Huawei, onde fez a palestra “Nuvem Soberana: acelerando a digitalização dos serviços públicos” e recebeu prêmio “Digital Government Solution Innovation Award” pela atuação da empresa brasileira na transformação digital dos serviços governamentais, na China.

Missão Dataprev na China - presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção com roupa típica chinesaNa última segunda-feira (01/10), aconteceu a 14ª edição do Clube do Poire Digital, na sede da Dataprev, em Brasília. O encontro analisou a recente missão à China realizada pelo presidente da empresa, Rodrigo Assumpção, que ressaltou que o país não limitou sua revolução digital apenas ao mercado, ingressou na área da governança digital, e vem dando ênfase à construção do Sistema Nacional Integrado de Big Data para Assuntos Governamentais até o ano de 2025.
 
“A China vem assumindo um protagonismo neste palco global de mudanças, e apresentado uma série de diretrizes para promover o desenvolvimento da indústria da informação, e considerando os dados – pessoais, corporativos ou públicos – como o principal insumo de serviços e mercados surgidos com as novas tecnologias, mas também como uma grande base de governança”, disse Assumpção.
 
Este cenário reveste de muita importância a missão no país. No período em que esteve na China, Rodrigo Assumpção participou do evento de Inovação em Soluções de Governo Digital da Huawei, onde fez a palestra “Nuvem Soberana: acelerando a digitalização dos serviços públicos” e recebeu prêmio “Digital Government Solution Innovation Award” pela atuação da empresa brasileira na transformação digital dos serviços governamentais. Tanto o evento quanto o prêmio destacam soluções inovadoras que melhorem a prestação de serviços públicos, aumentem a eficiência da governança e promovam a inclusão digital. O objetivo foi mostrar como as tecnologias digitais podem ser aproveitadas para criar operações governamentais mais inteligentes, conectadas e eficientes.
 
Rodrigo Assumpção e Dilma RousseffA agenda também incluiu uma reunião com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como Banco dos BRICS, Dilma Roussef. O NBD está envolvido em projetos de transformação digital, como criação de moeda digital e integração da tecnologia blockchain. Dentro da disposição de financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em economias emergentes, o tema da transformação digital é fundamental para o Banco e para os países dos BRICS.
 
Reuniões com responsáveis sobre a transformação digital do governo chinês, como o Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social (MOHRSS), também estiveram na pauta. Os principais interesse motivadores desses encontros foram conhecer a transformação digital do próprio ministério, responsável por formular e implementar políticas relacionadas ao trabalho e à segurança social dos chineses, e como estão coordenando essa transformação nas entidades que cuidam da segurança social.
 
Como o Brasil assumiu a presidência rotativa do G20 em 2024 e vale lembrar que a Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro deste ano, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. A Cúpula conclui os trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a Presidência rotativa do grupo, quando se apontará caminhos para lidar com desafios globais.
 
Assim como a governança digital vem transformando as relações entre Estado e sociedade, no planejamento e na elaboração de políticas públicas, o papel do Big Data vem sendo central como ferramenta, com possibilidades de melhorar a capacidade estatal e aprimorar toda a administração governamental. Neste sentido, aproveitar a expertise chinesa em Big Data e governança digital, conhecer as aplicações de novas tecnologias, como a utilização de nuvens e Inteligência Artificial nessas áreas, são importantes para os muitos desafios da Dataprev no Brasil: a construção da infraestrutura nacional de dados, a consolidação da governança e controle de dados críticos para a gestão e a sociedade, a melhoria contínua dos serviços oferecidos às cidadãs e aos cidadãos brasileiros.
 
O encontro reuniu, além do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): a secretária Executiva do MGI, Cristina Kiomi Mori, a diretora de programa da Secretaria Executiva do MGI, Livia Sobota, o secretário de Governo Digital (SGD/MGI), Rogério Mascarenhas; o secretário Extraordinário para Transformação do Estado (SETE/MGI), Francisco Gaetani e a assessora especial da ministra Esther Dweck, do MGI, Miriam Chaves; além do diretor adjunto da Abin, Marco Cepik.
 
Sobre o Clube do Poire Digital
 
O Clube do Poire Digital foi criado pela Dataprev em 2023, para debater temas inovadores e estratégicos com especialistas de alto nível em diferentes áreas da produção de conhecimento sobre tecnologias digitais e políticas públicas.