Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Missão Dataprev na China
Publicado em:
sex, 04/10/2024 - 15:52
Atualizado em:
qua, 09/10/2024 - 10:06
Rodrigo Assumpção participou do evento de Inovação em Soluções de Governo Digital da Huawei, onde fez a palestra “Nuvem Soberana: acelerando a digitalização dos serviços públicos” e recebeu prêmio “Digital Government Solution Innovation Award” pela atuação da empresa brasileira na transformação digital dos serviços governamentais, na China.

“A China vem assumindo um protagonismo neste palco global de mudanças, e apresentado uma série de diretrizes para promover o desenvolvimento da indústria da informação, e considerando os dados – pessoais, corporativos ou públicos – como o principal insumo de serviços e mercados surgidos com as novas tecnologias, mas também como uma grande base de governança”, disse Assumpção.
Este cenário reveste de muita importância a missão no país. No período em que esteve na China, Rodrigo Assumpção participou do evento de Inovação em Soluções de Governo Digital da Huawei, onde fez a palestra “Nuvem Soberana: acelerando a digitalização dos serviços públicos” e recebeu prêmio “Digital Government Solution Innovation Award” pela atuação da empresa brasileira na transformação digital dos serviços governamentais. Tanto o evento quanto o prêmio destacam soluções inovadoras que melhorem a prestação de serviços públicos, aumentem a eficiência da governança e promovam a inclusão digital. O objetivo foi mostrar como as tecnologias digitais podem ser aproveitadas para criar operações governamentais mais inteligentes, conectadas e eficientes.

Reuniões com responsáveis sobre a transformação digital do governo chinês, como o Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social (MOHRSS), também estiveram na pauta. Os principais interesse motivadores desses encontros foram conhecer a transformação digital do próprio ministério, responsável por formular e implementar políticas relacionadas ao trabalho e à segurança social dos chineses, e como estão coordenando essa transformação nas entidades que cuidam da segurança social.
Como o Brasil assumiu a presidência rotativa do G20 em 2024 e vale lembrar que a Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro deste ano, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. A Cúpula conclui os trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a Presidência rotativa do grupo, quando se apontará caminhos para lidar com desafios globais.
Assim como a governança digital vem transformando as relações entre Estado e sociedade, no planejamento e na elaboração de políticas públicas, o papel do Big Data vem sendo central como ferramenta, com possibilidades de melhorar a capacidade estatal e aprimorar toda a administração governamental. Neste sentido, aproveitar a expertise chinesa em Big Data e governança digital, conhecer as aplicações de novas tecnologias, como a utilização de nuvens e Inteligência Artificial nessas áreas, são importantes para os muitos desafios da Dataprev no Brasil: a construção da infraestrutura nacional de dados, a consolidação da governança e controle de dados críticos para a gestão e a sociedade, a melhoria contínua dos serviços oferecidos às cidadãs e aos cidadãos brasileiros.
O encontro reuniu, além do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): a secretária Executiva do MGI, Cristina Kiomi Mori, a diretora de programa da Secretaria Executiva do MGI, Livia Sobota, o secretário de Governo Digital (SGD/MGI), Rogério Mascarenhas; o secretário Extraordinário para Transformação do Estado (SETE/MGI), Francisco Gaetani e a assessora especial da ministra Esther Dweck, do MGI, Miriam Chaves; além do diretor adjunto da Abin, Marco Cepik.
Sobre o Clube do Poire Digital
O Clube do Poire Digital foi criado pela Dataprev em 2023, para debater temas inovadores e estratégicos com especialistas de alto nível em diferentes áreas da produção de conhecimento sobre tecnologias digitais e políticas públicas.