Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 12/05/2023 - 17:23

Ao conhecer infraestrutura de TIC que atende aos mais altos padrões de operação, Carlos Lupi e presidente do INSS reforçam parceria com Dataprev para aprimoramento dos serviços previdenciários

 

Da esquerda para a direita: superintendente do INSS no Rio de Janeiro, Marcos Fernandes, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do INSS, Glauco WamburgO ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do INSS, Glauco Wamburg, visitaram na manhã desta sexta-feira (12) o data center da Dataprev no Rio de Janeiro, o maior da empresa, com área útil de 1.028 m². Acompanhados do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, eles conheceram a infraestrutura de TIC que atende aos mais altos padrões de operação exigidos pelo mercado e permite o fornecimento de soluções que apoiam a execução de políticas públicas do país. Ambos reforçaram a importância da parceria com a Dataprev, responsável pela guarda e gestão de cerca de 35 bilhões de dados sociais, para o aprimoramento dos serviços previdenciários prestados ao cidadão brasileiro.

“Estamos em um órgão que pode ser a essência do Brasil de amanhã. Fiquei muito impressionado com a tecnologia usada pela Dataprev e com a capacidade dos seus servidores. Aqui é excelência do Brasil”, ressaltou o ministro Carlos Lupi. “Essa parceria para mim é fundamental porque nós temos que olhar a população que precisa da gente. São quase 38 milhões de brasileiros que sobrevivem por causa dos benefícios da Previdência Social”, reforçou.

O presidente do INSS, por sua vez, destacou o desafio de ampliar a eficiência na prestação da política de previdência pública do país e reforçou o papel da Dataprev na evolução tecnológica do instituto: “Temos outros desafios pela frente e com certeza a ampliação e a continuidade dessa parceria será relevante para entregar à sociedade o que ela espera de nós, que é uma previdência pública eficiente, um regime geral de previdência eficaz que atenda a necessidade da nossa sociedade”.

Ministro da Previdência Social visita sala de monitoramentoO presidente da Dataprev guiou a visita ao data center, acompanhado do superintendente de Operações, Bruno Manhaes, que também detalhou o funcionamento e a alta capacidade computacional da estrutura. O data center conta com a certificação Operational Sustainability nível ouro, a mais alta do sistema de classificação Tier III. O selo é conferido pelo UpTime Institute, organização internacional que atesta o atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“É sempre uma enorme satisfação quando um ministro e o presidente do INSS vêm nos visitar. Tanta coisa fica mais fácil de explicar e demonstrar. Então esse nível de diálogo com a presença dos dois é exatamente o que no dia a dia vai nos levar a esses resultados que nos colocaram. Nossa expectativa é manter isso e ter esse grau de comprometimento que é real nos nossos sentimentos, mas externados em um planejamento minucioso, cotidiano, do enfrentamento do nosso problema conjunto”, afirmou Rodrigo Assumpção.

Com capacidade energética e de refrigeração reforçadas, o data center da Dataprev no Rio de Janeiro conta com uma sala-cofre de 488 m² e uma sala segura de 426m².

“As duas salas apresentam os mesmos níveis de redundância elétrica e de climatização, possuem sistemas idênticos de detecção e combate incêndio, circuito fechado de TV e controle de acesso. A grande diferença entre os ambientes é o invólucro. A sala-cofre apresenta uma série de características que a tornam resistente a inundações, incêndios, projéteis e explosões, dentre outras adversidades”, explica o gerente da Divisão de Gestão de Facilities, Pedro Trevisan, que também participou da visita. A comitiva contou ainda com o superintendente do INSS no Rio de Janeiro, Marcos Fernandes.

Em relação a processamento e memória, as máquinas que estão dentro do data center correspondem a mais de 4.800 estações de trabalho. Já o sistema UPS redundante (sigla do inglês Uninterruptible Power System, ou Sistema de Energia Ininterrupta), com 1.200 kVA instalados, garante a estabilidade da energia para os equipamentos, assegurando que interrupções por parte da concessionária de energia não impactarão a carga de TI.

Superintendente Bruno Manhaes fala sobre a infraestrutura aos visitantesProcessamento de grandes volumes de dados

Nos data centers da Dataprev, localizados ainda em São Paulo e Brasília, são processados e tratados grandes volumes de dados. A empresa é responsável pela guarda e gestão do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de direitos, como aposentadorias e salário-maternidade. A empresa faz também o processamento mensal de cerca de 37 milhões de benefícios previdenciários.

A Dataprev foi a primeira empresa pública a obter certificação internacional TIER III dos seus três data centers, selo de qualidade que é mantido até hoje. Essas infraestruturas são projetadas para promover a alta disponibilidade e a segurança dos sistemas. Em um ambiente com certificação Tier III, por exemplo, os serviços de manutenção e a substituição de equipamentos são feitos sem interrupção de funcionamento de qualquer operação. Isso só é possível porque existe redundância – elétrica e de refrigeração – de dispositivos e caminhos de distribuição, requisitos fundamentais para a conquista da certificação.

Já em 2018, a Dataprev tornou-se também a primeira empresa pública da América Latina a receber o selo CEEDA - Certified Energy Efficiency in Data Centres Award - que atesta as melhores práticas de eficiência energética de seus três data centers e confirma que a gestão e operação dos ambientes estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade operacional da empresa.