Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
seg, 16/01/2023 - 19:38

Decisão foi divulgada hoje (16), com a indicação de Rodrigo Assumpção. Gustavo Canuto ficará, a pedido do órgão, até março

 

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta segunda-feira (16), o futuro presidente da Dataprev – órgão vinculado à Pasta. O mestre em Ciências da Computação, Rodrigo Assumpção, é também bacharel em História e já foi presidente da Dataprev entre dezembro de 2008 e março de 2017.

Atualmente, Rodrigo Assumpção atua como especialista em Sistemas de Gestão e Informação junto ao departamento de Proteção Social da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além da OIT, Assumpção foi consultor especializado em gestão de TIC e modernização digital junto a outros organismos internacionais, incluindo o Banco Mundial e a Associação Internacional de Seguridade Social (AISS).

De acordo com o Ministério, Rodrigo Assumpção liderou uma profunda transformação na Dataprev durante sua gestão, tendo como resultados a ampliação de rentabilidade e eficiência digital da empresa. A renovação e certificação operacional TIER III dos três data centers e a migração de vários sistemas de missão crítica para plataforma baixa foram exemplos destacados pela Pasta. O selo TIER III é um reconhecimento internacional de qualidade em infraestrutura, e a Dataprev foi a primeira empresa pública a obter a certificação – mantida até hoje a partir da atuação dos especialistas da casa.

Ainda na esfera federal, Rodrigo Assumpção exerceu o cargo de secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, designado em 2003. Já em São Paulo, atuou como educador no Instituto Cajamar; coordenou a área de Governo Eletrônico da Prefeitura de Santo André (SP); e foi diretor do Instituto Florestan Fernandes e da ONG Sampa.Org – onde trabalhou com projetos de inclusão digital.

Transição

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, pediu ao atual presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, que continue à frente da empresa enquanto Assumpção operacionaliza sua liberação funcional junto à OIT nos próximos meses. Na conversa, a ministra agradeceu a Canuto por seu trabalho e compromisso com o serviço público demonstrado por aceitar a tarefa até março. Gustavo Canuto é servidor federal da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) – ligada ao MGI.

A Dataprev, empresa pública de tecnologia vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, tem a missão de prover soluções digitais para o exercício da cidadania, o que inclui o processamento mensal de 37 milhões de benefícios previdenciários. Além disso, também passam pelos sistemas da empresa os dados do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Abono Salarial e Seguro-Desemprego, dentre outros.

** Com informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.