Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 17/02/2023 - 17:10

Mostra tem vídeos, fotos, documentos e objetos que contam parte da história e apresentam a evolução da empresa

Uma viagem no tempo por momentos importantes e desafios dos 48 anos da Dataprev pode ser conferida por meio de vídeos, fotos e objetos na mostra Dataprev 4.8 – Uma história em exposição. A mostra foi aberta à visitação nesta quinta-feira (08/12), em Brasília, e traça a evolução do trabalho da empresa desde a época em que eram preenchidos formulários em papel até a atualidade, quando equipamentos têm a capacidade de transmitir grande volume de informações em segundos.
 
A exposição aborda cinco desafios importantes e vitoriosos na trajetória da Dataprev. Para contar essa história, foram ouvidos depoimentos de empregados, que viveram e constroem diariamente a trajetória da empresa, e relataram a importância de desenvolver um trabalho que atende o cidadão. A partir desses depoimentos, foi produzido um minidocumentário com cinco episódios, cada um baseado em um desafio vencido pela Dataprev. Além do minidocumentário, foi reunido um material com fotos, documentos e objetos que estão expostos.
Os cinco episódios do minidocumentário são: Nasce a Dataprev, O fim das filas físicas, A guinada dos data centers, O CNIS e a inversão do ônus da prova, e Dataprev, gestora de benefícios sociais. Na exposição, cada um desses desafios está representado em um painel com informações e a exibição do vídeo correspondente.
 
O presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, abriu a mostra e destacou a evolução e modernização do trabalho da empresa ao longo das décadas. “O objetivo dessa exposição é mostrar de onde saímos e onde chegamos. A tecnologia, nessas quase cinco décadas, mudou completamente e a Dataprev, felizmente, não ficou para trás. Conseguiu absorver essas mudanças, aprimorar seus sistemas, seu parque tecnológico e transformar isso em prestação de serviço público que facilitou a vida de milhões de cidadãos com previdência, trabalho e assistência”, disse Gustavo Canuto.
 
“É uma história bonita que trouxe tanto benefício para tanta gente. A Dataprev é realmente um orgulho do governo, do Estado e do povo brasileiro. E vocês, servidores, fizeram e fazem parte dessa história”, acrescentou o presidente da Dataprev.
 
O material exposto na mostra tem fotos, publicações lançadas ao longo dos anos, troféus conquistados, máquinas de escrever e até uma estação de trabalho reproduzida como ela era nos anos 1990. Além de conhecer o caminho percorrido, os visitantes também poderão conferir as perspectivas de futuro da Dataprev, empresa pública que fornece soluções de tecnologia da informação e comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do Estado brasileiro.
 
A mostra está aberta à visitação na sede da Dataprev, em Brasília, nos dias úteis de dezembro, das 10h às 17h.
 
Empresa a serviço do cidadão
Ao longo de 48 anos, completados em novembro, a Dataprev está presente na vida do cidadão brasileiro provendo a tecnologia necessária para os programas estratégicos e sociais do governo. Entre outros serviços, processa o pagamento mensal de milhões de benefícios previdenciários e é responsável pela aplicação on-line que faz a liberação de seguro-desemprego.
 
Vinculada ao Ministério da Economia, a empresa tem sede em Brasília e seis unidades localizadas nos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.