Desculpe, você precisa ativar o JavaScript no seu navegador para visitar o Portal Dataprev.
Ir para o conteudo 1

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qui, 28/04/2022 - 18:29

Data centers do Rio e de São Paulo já são abastecidos com fontes renováveis desde meados do ano passado

 

Imagem de gramado com equipamento de data centerA Dataprev assinou neste mês o contrato que fornecerá energia sustentável, limpa e renovável ao data center do Distrito Federal, a partir de 1º de novembro. Esse é mais um esforço da empresa para ser cada vez mais sustentável e responsável, tanto social quanto ambientalmente.

A compra, via pregão eletrônico, se deu no Ambiente de Contratação Livre (ACL), nome técnico dado ao mercado livre de energia. Atualmente, os data centers do Rio de Janeiro e São Paulo já operam com esse tipo de fornecimento energético.

“Como a energia utilizada vem de fontes incentivadas, sustentáveis, desde que começamos a adquirir energia para os data centers do Rio de Janeiro e de São Paulo, em 2021, já deixamos de emitir mais de 300 toneladas de carbono (CO2), responsável pelo efeito estufa”, avalia o gerente da Divisão da Manutenção de Instalações Prediais e Eficiência Energética (DMEE), Dalil Mady Filho.

Outro significativo benefício ao meio ambiente verificado com essa modalidade de consumo diz respeito ao corte de árvores. “Já poupamos mais de 900 árvores, que deixaram de serem eliminadas por reservatórios de hidrelétricas”, diz Dalil.

Como se vê, além do benefício de imagem para a empresa, o uso de energia limpa nos data centers se traduz em economia financeira.  “Para o DCDF e respectivas instalações prediais está prevista, durante o período de contrato, que é de 62 meses, uma economia entre 3 e 4,3 milhões, o que representa algo entre 17% e 24% do custo local”, conclui o gestor.