Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Diretoria Executiva apresenta avanços e conquistas em balanço de ações
Em reunião anual de gestão, presidente e diretores detalharam principais entregas e desafios superados a partir da pandemia
“Mesmo em meio à pandemia, a Dataprev não deixou de cumprir um só dia o seu propósito e papel social de empresa pública. Em 2020, desenvolvemos sistemas importantes de elegibilidade e processamos milhões de dados do Auxílio Emergencial (AE) e do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). Esses projetos ocorreram de forma paralela ao processamento mensal de uma das maiores folhas previdenciárias do mundo – com 37 milhões de pessoas”, afirmou o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, ao citar algumas das principais entregas de 2020.
A afirmação do gestor ocorreu durante reunião de gestão da empresa, no último dia 8. Na agenda de trabalho, o presidente e os diretores da Dataprev apresentaram um consolidado das principais entregas e dos desafios superados aos times de superintendentes, gerentes, assessores e demais gestores responsáveis por estratégias do Plano de Ação.
A modernização do Comprev, ainda em 2020, também esteve em destaque na apresentação. Já em 2021, o gestor classificou como emblemáticas a modernização do Consignado e a entrega do sistema Sisbajud (antigo Bacenjud).
Para Gustavo Canuto, a migração do Abono Salarial para a Dataprev e o avanço na automação dos sistemas de concessão de alguns benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são as grandes conquistas em 2022. “Com tecnologia, auxiliamos o INSS na redução dos pedidos da fila de reconhecimento inicial do direito para menos de um milhão de requerimentos. Isso se deu mesmo em meio à redução da força de trabalho do Instituto, de quase 30 mil servidores para menos de 20 mil analistas”, explicou.
Automação do INSS
Historicamente, os pedidos que compõem a fila do reconhecimento inicial de direito costumam ser os mais volumosos. Com os sistemas de automação da Dataprev, o último mês de novembro fechou com 473,5 mil requerimentos acima do prazo legal (de 45 dias), enquanto, em 2019, o número superava 1,8 milhão - redução de 66%.
O objetivo da Dataprev é sempre utilizar a melhor tecnologia em prol do cidadão, permitindo mais comodidade e facilidade no acesso a serviços públicos. Os arquitetos e desenvolvedores da empresa somente atuam no processo de automação de benefícios passíveis de análise sistêmica. Já os requerimentos mais complexos são direcionados para a análise de servidores do INSS. Todo o trabalho de Inteligência Artificial é desenhado e acompanhado por equipes técnicas especialistas no segmento.
Integração
Gustavo Canuto, que é servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério da Economia, comentou ainda sobre o potencial que ele vê na Dataprev.
“Hoje nós temos tecnologias seguras que nos permitem integrar as políticas públicas e obter, por exemplo, diagnósticos diversos sobre uma série de cenários. O País tem uma empresa capaz de prover isso para o gestor da política”, explicou ao falar do trabalho realizado pela empresa no Auxílio Emergencial. Na ocasião, os times da Dataprev desenvolveram em apenas seis dias o sistema de elegibilidade do programa.
“Podemos melhorar o trabalho do servidor da ponta – aquele em contato com as pessoas. A Dataprev tem profissionais competentes, comprometidos e qualificados, com consciência social. Não é só uma empresa de tecnologia. É uma empresa pública que usa tecnologia para prover soluções para melhorar a vida do cidadão brasileiro”, encerrou o presidente.
Diretoria Jurídica, de Riscos, Gestão e Governança Corporativa (DGJ)
Durante a rodada de apresentações, a diretora Jurídica, de Riscos, Gestão e Governança Corporativa, Isabel dos Santos, ressaltou que, somente no Auxílio Emergencial, a equipe do Jurídico atuou em mais de 16,6 mil ações judiciais de um total de 17,7 mil. Entre outros avanços, citou os programas de ASG [Ambiental, Social e Governança Corporativa] e de Conformidade e Integridade. Hoje, a diretoria conta com uma superintendência exclusiva para tratar do tema.
A implantação do Sistema de Integridade, aprimoramento da gestão de riscos, processo de renovação do contrato com o INSS, modelo de governança corporativa e definição de políticas também fizeram parte do conjunto de conquistas detalhadas pela diretora.
Diretoria de Relacionamento e Negócios (DRN)
No pacote de avanços da Diretoria de Relacionamento e Negócio estão: Painel de Gestão do Plano de Negócios; implantações da nova política do portal comercial e do Programa de Acompanhamento de Ações Comerciais (PACTO); e consolidação de produtos multimercados. O diretor Alan Santos ainda elencou outros pontos como consumo, faturamento e recebimento contratual, além do fomento à inovação.
De acordo com o gestor, os esforços dos times da Dataprev refletiram também na ampliação do quantitativo de contratos. Em 2022, o número foi de 1.930; enquanto em 2019 foram apenas 29 contratos.
Diretoria de Produtos e Soluções (DPS)
O diretor de Produtos e Soluções, Flávio Sampaio, pontuou 29 entregas. Além dos auxílios na pandemia, a ampliação da plataforma digital Meu INSS foi citada – atualmente, são mais de 100 serviços da Previdência na palma da mão dos cidadãos.
As evoluções da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) também são expressivas, segundo o diretor. Em 2020, por exemplo, 5% das concessões do seguro-desemprego eram de forma on-line e, com fechamento das agências, o índice subiu para 97% via CTPS Digital. “Por meio das ferramentas da Dataprev, as pessoas continuaram a solicitar os serviços federais sem precisar sair de casa. Naquele momento de pandemia, a Dataprev continuou ao lado do cidadão. Os aplicativos da empresa estão entre os mais procurados do Governo Federal”, comemorou, ao lembrar que o Portal de Consultas do Auxílio Emergencial registrou 1 bilhão de acessos, sem perder disponibilidade ao usuário.
A implantação do chatbot Helô no Meu INSS e a automação de benefícios também foram ações lembradas pelo gestor. “Cumprimos rigorosamente os desafios dos clientes. Tivemos ainda uma janela de oportunidade com a chegada de novos servidores do concurso antigo, justamente em um momento de alta carga de trabalho”, reforçou Flávio Sampaio. Na ocasião, segundo ele, 139 empregados públicos foram contratados após ações da Diretoria Executiva para fortalecer o corpo funcional.
Além disso, em 2020, os especialistas da empresa finalizaram as adaptações dos sistemas de aposentadoria, de acordo com as novas regras definidas no fim de 2019.
Diretoria de Tecnologia e Operações (DIT)
“Registramos uma média anual de 25 mil mudanças realizadas pela DIT, em conjunto com as demandas e ações da DPS e DRN”, pontuou o diretor de Tecnologia e Operações, Antonio Hobmeir.
Operacionalização do regime de teletrabalho durante pandemia, solidificação da segurança operacional e da gestão do portfólio tecnológico, nova arquitetura de data center, além da concretização de investimentos estratégicos integraram o conjunto de conquistas da gestão.
O diretor salientou a importância da visão de futuro da área para garantir o tempo de ação adequado a fim de atender o negócio da empresa. “Temos que ficar de olho na nossa tecnologia, gerenciando de forma consciente e sempre vislumbrando ações futuras”, disse. Ele lembrou que, em 2020, esse comportamento permitiu que a empresa tivesse um alto volume de acessos, mas com disponibilidade de infraestrutura e em ambiente seguro.
Hobmeir afirmou, ainda, que a DIT continuará com o compromisso de manter a infraestrutura nos melhores padrões de tecnologia. Os data centers da empresa possuem certificação internacional – TIER III, sendo a primeira empresa pública a obter o selo global e, ainda, a primeira da América Latina a conquistar o selo CEEDA, que atesta a adoção das melhores práticas de eficiência energética.
Diretoria de Administração e Pessoas (DAP)
“Fico muito orgulhoso com a transformação que a Dataprev conseguiu nos últimos anos”, celebrou o diretor de Administração e Pessoas, Gilmar Queiroz, que detalhou algumas das 40 entregas feitas. São exemplos: a contratação do Mercado Livre de Energia para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal; implantação do teletrabalho provisório; ações contra Covid-19; renegociação de dívidas antigas; criação da Superintendência de Aquisições e o plano de funções.