Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev recebe Prêmio de Boas Práticas para as Américas durante fórum de seguridade social
Em Costa Rica, atuação tecnológica da empresa brasileira durante pandemia da Covid-19 foi destaque e concorreu com outras 33 organizações de 17 países
A Dataprev recebeu da Associação Internacional de Segurança Social (ISSA), na noite desta segunda-feira (4), o Prêmio de Boas Práticas para as Américas, pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia de Covid-19. O prêmio foi recebido pelo presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, durante o Fórum Regional de Seguridade Social para as Américas. Segundo a ISSA, a Dataprev concorreu com 162 boas práticas na competição, de 33 organizações em 17 países.
Durante a pandemia de Covid-19, a empresa pública – responsável pelo processamento mensal de uma das maiores folhas previdenciárias do mundo – desenvolveu, em poucos dias, um sistema de elegibilidade de cidadãos para receberem o Auxílio Emergencial. Com isso, em apenas seis dias, o trabalho da Dataprev permitiu que fosse possível realizar o primeiro pagamento do benefício à população integrante do Cadastro Único.
No total, mais de 118 milhões de brasileiros foram atendidos pelo benefício – processado e tratado nos sistemas da Dataprev. À época, a empresa também desenvolveu um portal com dados dos cidadãos para que eles pudessem acompanhar o processo de elegibilidade e pagamento do programa.
“O Auxílio Emergencial não apenas forneceu assistência crucial a 56 por cento da população durante a pandemia, mas transformou a relação do Estado brasileiro com a sociedade na forma como os serviços são prestados”, disse o secretário geral da ISSA, Marcelo Abi-Ramia Caetano.
Para o diretor de Produtos e Soluções da Dataprev, Flávio Sampaio, a ação foi possível porque, além de a Dataprev ser uma empresa pública do Governo Federal, mantém o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e conta com infraestrutura tecnológica moderna e possui conhecimento técnico especializado.
“Os times da Dataprev têm compromisso com a sociedade brasileira. Na minha opinião, o diferencial foi a preparação ao longo dos anos da Dataprev, com investimentos numa infraestrutura de dados robusta, centrada no CNIS e a grande capacidade técnica da equipe, por ter experiência em processar, integrar e analisar dados, operacionalizando benefícios sociais”, reforçou o diretor que, durante a concepção do Auxílio Emergencial, estava à frente do projeto.
Nesta terça-feira (5), em Costa Rica, o presidente Rodrigo Assumpção detalhará ao público do fórum a atuação tecnológica da Dataprev no Auxílio Emergencial, realizado entre 2020 e 2021.
Comprev e resiliência de sistemas e serviços de seguridade social
Também está prevista a apresentação da modernização tecnológica implementada no sistema de Compensação Previdenciária (Comprev), nos últimos três anos. Trata-se de uma ferramenta que faz a compensação previdenciária entre os Regimes Próprios e Geral de Previdência Social. A Dataprev realizou a modernização do processo e a automatização do sistema. Desta forma, o trabalho está mais simples, rápido, transparente e com regras de controle e transparência.
“O diferencial da Dataprev é que não somos fábrica de software. A gente entende o problema do cliente e atua na melhor solução tecnológica para o negócio”, explicou o superintendente de Relacionamento Comercial e Mercados, Saulo Milhomem.
Na quarta-feira (6) – último dia de evento –, a Dataprev foi convidada pela ISSA para participar de uma mesa que falará sobre resiliência e seguridade social.
ISSA
A Associação Internacional de Segurança Social (ISSA) é a principal organização internacional do mundo para instituições de previdência social, departamentos governamentais e agências. A ISSA promove a excelência na administração da previdência social por meio de diretrizes profissionais, conhecimento especializado, serviços e suporte para permitir que seus membros desenvolvam sistemas e políticas dinâmicas de seguridade social em todo o mundo.
A ISSA foi fundada em 1927 com o apoio da Organização Internacional do Trabalho, e hoje tem mais de instituições membros 320 de mais de países 160.
***Com imagens e informações da ISSA.