Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev Explica – Low-code / No-code
Saiba mais sobre as abordagens de desenvolvimento que aceleram e simplificam a criação de soluções e aplicações.
Dataprev Explica – Low-code / No-code
Atualmente as abordagens de desenvolvimento low-code e no-code vêm ganhando destaque por acelerarem e simplificarem a criação de soluções e aplicações. Ambas utilizam plataformas com interfaces visuais e componentes pré-configurados, facilitando o processo de desenvolvimento.
As plataformas no-code oferecem uma interface gráfica intuitiva, baseada na lógica de “arrastar e soltar” componentes, como peças de Lego. São ideais para a construção de fluxos de trabalho, aplicativos e automações de baixa complexidade, sem a necessidade de escrever código. Isso as torna acessíveis mesmo para quem não possui conhecimento técnico aprofundado.
Já as plataformas low-code também utilizam elementos visuais, mas permitem a inclusão de trechos de código personalizado, em linguagens como Java, Python e SQL, oferecendo maior flexibilidade e capacidade de personalização.
A principal diferença entre os dois modelos está no nível de complexidade e personalização. Enquanto o no-code é mais indicado para soluções simples e rápidas, o low-code permite o desenvolvimento de aplicações mais robustas, com menor esforço de programação em relação ao desenvolvimento tradicional. Muitas vezes, as chamadas LCAPs (Low-Code Application Platforms) combinam características de ambos os modelos, adaptando-se às necessidades específicas de cada projeto e equipe.
Uma das grandes vantagens das LCAPs é a capacidade de gerar automaticamente múltiplas versões de um mesmo aplicativo: uma para web, acessível por navegadores, e outra para dispositivos móveis, compatível com Android e iOS, sem a necessidade de ajustes manuais por parte do desenvolvedor.
A tecnologia da plataforma também é atualizada automaticamente, eliminando a necessidade do desenvolvedor se preocupar com versões específicas de tecnologias ou com o processo de atualização de versões. A atualização da plataforma elimina a necessidade de implantar scripts (conjunto de instruções para que o software execute tarefas), códigos ou lidar com a infraestrutura manualmente.
Outro fator positivo são os recursos de integração. É possível desenvolver todo o sistema dentro da plataforma, ou apenas parte dele. Por exemplo, o desenvolvedor pode criar a interface do aplicativo usando soluções low-code e integrá-la a bancos de dados ou sistemas desenvolvidos de forma tradicional. A escolha da melhor abordagem depende das necessidades específicas de cada projeto.
Essa forma de desenvolvimento facilita não apenas a criação, mas também a entrega das soluções. Todo o ciclo de disponibilização do software, da fase de desenvolvimento à homologação e produção, ocorre de forma ágil dentro da própria plataforma.
A Dataprev está em processo de contratação de uma plataforma low-code e, a partir do segundo semestre deste ano, tem planejamento para desenvolver soluções utilizando essa abordagem conforme previsto em seu Plano de Ação. A iniciativa está alinhada ao objetivo estratégico de aumentar a capacidade produtiva da empresa e acelerar a entrega de soluções.
Sobre o Dataprev Explica - O Dataprev Explica começou a ser publicado em 2024. O objetivo é esclarecer e traduzir termos, tecnologias ou temas relevantes da TI e da transformação digital. O conteúdo é publicado quinzenalmente nos canais oficiais da empresa.