Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev desenvolve ferramenta de dados que auxilia na construção do Relatório Socioeconômico da Mulher
Empresa atua na produção e estruturação de dados e dá um passo importante ao disponibilizar dados da RAIS
Na terça-feira (25), o Ministério das Mulheres lançou o Relatório Socioeconômico da Mulher (Raseam) de 2025 que reúne dados de brasileiras e é uma referência para subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas. Desde 2023, a Dataprev contribui para a produção e estruturação de dados para a formação deste relatório que é publicado anualmente e que traça o perfil demográfico e socioeconômico das mulheres.
As informações para a elaboração do relatório são obtidas por uma ferramenta da Dataprev que congrega dados públicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), Sistema Nacional de Mortalidade (SIM) e Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP). A novidade é que a partir do próximo relatório, haverá a inserção de novos dados. A empresa está disponibilizando a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para compor essa ferramenta. A RAIS é um relatório que coleta dados sobre as atividades trabalhistas de empresas e empregadores.
A superintendente Produtos e Dados e Analytics da Dataprev, Juliana Ferris, explica que a equipe tem trabalhado na preparação dos dados que compõem o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). "Nos últimos meses, temos focado na inclusão de dados da RAIS e de outras bases relevantes para aprofundar a análise sobre a empregabilidade feminina e a participação da mulher no mercado de trabalho. Nosso objetivo é fornecer informações cada vez mais completas para subsidiar a gestão pública e a criação de iniciativas voltadas à igualdade de gênero", destacou Juliana Ferris.
A Raseam existe desde 2013, antes os dados eram todos obtidos de forma manual. Com o passar do tempo, a Dataprev atua para desenvolver uma ferramenta que organiza e apresenta dados de forma visual e interativa. A analista que atua com esse painel na Dataprev, Milena Pessoa Micheli Oliveira, diz que a ferramenta permite que o processo de elaboração do Raseam seja otimizado, reduzindo o fluxo dos dados, aumentando a agilidade e a assertividade das informações.
Essa disponibilização de dados faz parte de uma parceria do Ministério das Mulheres com a Dataprev. A empresa também já lançou em conjunto com o Ministério, o Sistema Nacional de Dados das Casas da Mulher Brasileira (CMB), uma ferramenta responsável por coletar e organizar, de maneira padronizada e estruturada, os dados referentes aos atendimentos realizados nas Casas em todo o país.
E também está atuando para desenvolver soluções destinadas ao acompanhamento e monitoramento de políticas públicas do Governo Federal para as mulheres. Entre eles estão o sistema de dados para o programa Casa da Mulher Brasileira, o Serviço de Atendimento à Mulher (Ligue 180) e um Observatório, um painel de dados.