Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 04/06/2025 - 11:53

Atuação tecnológica da empresa no  Auxílio Reconstrução do Rio Grande do Sul  foi considerada  inovadora pelo IT Forum

trofeu em cima de uma mesaA Dataprev conquistou o 3º lugar no prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2024”, promovido pelo IT Forum, um dos principais ecossistemas de tecnologia da informação, e concorreu com 326 cases inscritos. A empresa foi reconhecida pela sua atuação tecnológica no Auxílio Reconstrução do Rio Grande Sul, desenvolvido para atender, em tempo recorde, famílias atingidas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul, entre abril e maio de 2024.

A premiação acontece anualmente e reconhece as organizações que mais se destacam na aplicação de soluções tecnológicas em prol da transformação digital. Os cases foram avaliados com base na inovação, impacto e integração de tecnologias como Big Data, Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning.

O diretor de Produtos e Soluções da Dataprev, Flávio Sampaio, detalhou a atuação da empresa para a revista oficial do IT Forum 2025. Em entrevista, ele explicou que o esforço conjunto e a agilidade da equipe fizeram a diferença no trabalho. "Tudo aconteceu rápido, mas não partiu do nada. Foram décadas estruturando bancos de dados na Dataprev que permitiram essa resposta”, disse.

O projeto da Dataprev foi reconhecido pela capacidade de resposta rápida diante da emergência climática, com a criação de um sistema que permitiu às famílias confirmarem seus dados cadastrais e acessar o benefício de forma ágil e segura. A solução foi desenvolvida em parceria com outros órgãos públicos e adaptada para garantir o acesso mesmo em regiões com conectividade limitada.

A operação resultou no cadastramento de mais de 730 mil famílias e concessão de 430 mil benefícios, somando mais de R$ 2,1 bilhões em recursos federais distribuídos aos beneficiários. O esforço do Governo Federal foi contínuo e buscou utilizar o máximo de informação possível para identificar todas as áreas e pessoas atingidas pelas enchentes. Para garantir o pagamento do auxílio, a Dataprev, empresa pública vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), disponibilizou, em uma semana, um sistema que permitiu às prefeituras listarem as ruas afetadas e o cadastro das famílias que ficaram desabrigadas ou estão desalojadas.

A Dataprev conquistou outras premiações em edições anteriores. Em 2018, por exemplo, ficou em 35º lugar na categoria “Indústria Digital – TI e Telecom"; em 2021, a atuação da Dataprev com o Auxílio Emergencial ficou entre as 100 mais inovadoras. Já em 2019 e 2022 também esteve presente nas categorias de empresa inovadora no setor público.