Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev apresenta experiência do usuário com Auxílio Reconstrução e CTPS em simpósio no DF
Evento tem o objetivo de ampliar conhecimentos sobre a Interação Humano-Computador no Brasil
A Dataprev participou nesta quinta-feira (10), em Brasília, da 23° edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), com apresentações sobre o Auxílio Reconstrução e a Carteira de Trabalho Digital (CTPS). O IHC é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por intermédio da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC). O evento tem o objetivo de ampliar conhecimentos sobre a Interação Humano-Computador no Brasil.
O simpósio conta com painéis, minicursos e apresentações de artigos. A empresa marcou presença em três momentos. O primeiro foi coordenado pelo designer de UX da Dataprev, Rafael Farias Cordeiro, com a apresentação do artigo "Experiência do Usuário na implantação de políticas públicas emergenciais desenvolvidas pela Dataprev: relato de experiência no Auxílio Reconstrução do Governo Federal".
Cordeiro explicou sobre a atuação da Dataprev a fim proporcionar melhor experiência de uso para as prefeituras e os cidadãos relacionadas ao auxílio que busca amparar as famílias vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. “Não tínhamos tempo para fazer pesquisas profundas de experiência do usuário, utilizamos dois sistemas-base previamente utilizados pela Dataprev. Durante o processo, a equipe conseguiu desenvolver a gestão do tempo, pois a entrega aconteceu em um período curto. Além disso, aprendemos a importância da comunicação efetiva entre todos desenvolvedores envolvidos”, destacou.
Outra apresentação foi sobre a "Melhoria da Experiência do Usuário na Carteira de Trabalho Digital", realizada pelo analista de desenvolvimento e designer de UX, Danilo de Sousa Ferreira. “Desde o lançamento da Carteira de Trabalho Digital, percebemos, ao longo do tempo, algumas melhorias de experiência do usuário que poderiam ser realizadas. Por isso, fizemos oficinas de design, pesquisas de usuário e monitoramento de redes sociais e conseguimos realizar essas melhorias na experiência. Hoje, a CTPS é um case de sucesso da Dataprev e continuamos, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), evoluindo e melhorando o aplicativo", disse.
Os artigos foram produzidos pelos empregados da empresa Rafael Cordeiro, Danilo Ferreira, Robson Oliveira, Filipe Teixeira Marques e Felipe Fonseca. No final do dia, a Dataprev participou ainda do painel IHC no setor público, com participação de representantes do Banco do Brasil, do Serpro e do Governo do Distrito Federal.
A 23° edição do IHC aconteceu pela primeira vez em Brasília, no Distrito Federal, e ocorreu entre os dias 7 e 11 de outubro.