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Atualizado em: 
qui, 23/11/2023 - 14:47

Artigo da ISSA traz exemplos de boas práticas em seguridade social

 

Considerada a principal organização internacional para instituições de segurança social, departamentos governamentais e agências, a International Social Security Association (ISSA) destacou, em artigo publicado na sua página na internet, na quinta-feira (16), a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e o Meu INSS – ambos desenvolvidos pela Dataprev – como exemplos de boa prática na gestão e aprimoramento de serviços fornecidos “para proporcionar maior valor aos membros e beneficiários por instituições de segurança social nas Américas”.

O artigo, intitulado “Service Quality: Experiences in the Americas” tem como objetivo mostrar “como as instituições implementaram abordagens delineadas nas Diretrizes da ISSA sobre Qualidade de Serviço e destaca a importância de fornecer serviços de qualidade centrados no usuário para gerar maior valor para os membros”. Além das duas soluções desenvolvidas pela Dataprev, são mencionadas no artigo uma iniciativa canadense e outra argentina.

CTPS Digital

Ao longo dos quatro parágrafos dedicados à descrição da solução e de seus benefícios na publicação, destacaram-se a garantia de que todas as informações sobre a vida profissional dos cidadãos estão registradas, a facilidade com que direitos como a aposentadoria e demais benefícios de segurança social são acessados, o seguro-desemprego e a intermediação de mão de obra entre empregadores e empregados.

A ISSA reconheceu ainda que “os resultados desta iniciativa são notáveis, melhorando a qualidade do serviço por meio da simplificação administrativa, ao mesmo tempo que possibilita o acesso transparente às informações trabalhistas para mais de 79 milhões de cidadãos que, até a CTPS Digital, só podiam comprovar seus empregos e renda por meio de documentos impressos emitidos e assinados pelas empresas (...) Esta iniciativa constitui uma boa prática que pode ser usada como referência para outras políticas públicas adotadas no país”.

Meu INSS

As estratégias de transformação digital e melhoria na qualidade de serviços adotadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contextualizam, na publicação, a implementação de melhorias significativas na plataforma digital “Meu INSS”, que oferece serviços digitais para os cidadãos do país.

“Os serviços digitais oferecidos pela instituição foram expandidos para mais de cem, tornando o Meu INSS o principal canal de serviços do INSS. O INSS priorizou um design simples e navegação fácil de entender para uma ótima experiência do usuário”.

A ISSA descreve ainda como “a incorporação de uma linguagem clara e de fácil compreensão foi essencial para que a população-alvo encontrasse rapidamente o que precisava, entendesse o conteúdo e utilizasse as informações disponíveis para atender às suas necessidades”. 

*** Com informações da ISSA.