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Atualizado em: 
ter, 18/04/2023 - 11:51

INSS alerta que medida é necessária para manter o benefício. O processo de acompanhamento pode ser visto pela plataforma ‘Meu INSS’ - desenvolvida pela Dataprev

 

imagem da interface do Meu INSS em mãoDe acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) devem manter seus dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Essa atualização precisa ser feita, no mínimo, a cada dois anos para garantir a manutenção do benefício. Para isso, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Assistência Social da Prefeitura.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família, e tenham renda mensal familiar, por pessoa, de até ¼ do salário mínimo vigente. Para realizar o pagamento do benefício, o INSS considera a inscrição no CadÚnico e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Como reativar o benefício

Nos casos em que o BPC for suspenso por falta de atualização no cadastro, o segurado deve primeiramente atualizar seus dados na Assistência Social do município. Somente após essa atualização, o beneficiário pode requerer o serviço "Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido", através da plataforma desenvolvida pela Dataprev – 'Meu INSS' – ou por meio da Central Telefônica 135.

O acompanhamento do processo também é feito pelo 'Meu INSS' ou pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

***Com informações do INSS.