Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Helô completa 1 ano com mais de 19 milhões de atendimentos no Meu INSS
Publicado em:
ter, 11/05/2021 - 16:24
Atualizado em:
ter, 11/05/2021 - 16:48
Chatbot desenvolvido pela Dataprev respondeu, em média, 80 mil consultas diárias de segurados e beneficiários do Instituto
Cidadãos que acessam os canais virtuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com mais facilidades e agilidade a partir do suporte da assistente Helô, chatbot desenvolvido pela Dataprev. Neste mês de maio, Helô completa um ano e atinge a marca de mais de 19 milhões de atendimentos – uma média de 80 mil consultas diárias de segurados e beneficiários do Instituto.
A iniciativa é resultado de uma parceria tecnológica entre a Dataprev e o INSS, vinculado ao Ministério da Economia. Com a pandemia de Covid, a empresa foi acionada para desenvolver uma série de soluções que garantissem a oferta de serviços e benefícios por parte do Governo Federal.
Com tecnologia de Inteligência Artificial, Helô é um chatbot que utiliza o conceito de árvore de decisão, com possibilidades de respostas já definidas para cada situação indicada pelo usuário. Os assuntos mais procurados por cidadãos são: benefícios e serviços (32,63%); extratos, certidões e declarações (14,84%); perícia médica (14,65%); atendimento nas agências (10,82%); senha do Meu INSS (10,41%); cumprimento de exigência e entrega de documentos (8,73%).
Certificação internacional
Por garantir mais comodidade e agilidade no atendimento a segurados e beneficiários, a iniciativa recebeu o Prêmio de Boas Práticas das Américas 2020, promovido pela Associação Internacional de Seguridade Social. O nome do chatbot é uma homenagem a Elóy Chaves, personalidade que se destacou na criação do sistema previdenciário.
Para contar com o suporte de Helô, basta ser usuário do Meu INSS pela web ou aplicativo e clicar na ilustração da assistente virtual que aparece no canto da tela à direita.
O chatbot solicitará duas informações para iniciar o atendimento: nome completo e CPF. Depois, é só interagir. Dúvidas sobre como acessar as funcionalidades do Meu INSS? Acesse!