Desculpe, você precisa ativar o JavaScript no seu navegador para visitar o Portal Dataprev.
Ir para o conteudo 1

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 01/04/2022 - 12:50

Anúncio da modernização do serviço foi feito pelo ministro da Cidadania, João Roma, em agenda com o presidente Jair Bolsonaro. Dataprev é parceira tecnológica da iniciativa

Governo Federal lança novo aplicativo do Cadastro ÚnicoA Dataprev é parceira tecnológica do Governo Federal e atua em diversas frentes na transformação digital do Estado Brasileiro. Para a modernização dos sistemas do Cadastro Único, a Dataprev foi acionada pelo Ministério da Cidadania para desenvolver o novo aplicativo do programa. A plataforma digital já está em funcionamento e o app está disponível nas lojas virtuais para download e, também, no endereço https://cadunico.dataprev.gov.br/#/.

A ferramenta traz mais opções aos usuários, como a possibilidade de um auto-cadastramento, mapa georreferenciado com pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e assistente virtual.

De acordo com o Ministério da Cidadania – responsável pelo programa –, cerca de 80 milhões de pessoas com registro no banco de dados do Governo Federal já podem ter acesso à plataforma.

O aplicativo está disponível nos sistemas Android e IOS. A modernização do Cadastro Único pretende facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços sociais. O auto-cadastramento reduz o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que a pessoa chega ao local com a necessidade de apenas completar e confirmar seus dados.

“A tecnologia facilita ainda mais o acesso ao Cadastro Único, que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do Governo Federal. É uma nova e moderna ferramenta para garantirmos mais cidadania a quem mais precisa e transparência dos recursos públicos”, destacou o ministro João Roma.

A Pasta ainda reforça que o cadastramento presencial continua da mesma forma. O aplicativo é mais uma facilidade para o cidadão ter acesso ao sistema. O Ministério da Cidadania ainda vai ampliar a conectividade dos Postos do Cadastro Único em mais de 700 municípios.

O Ministério da Cidadania explicou que o Cadastro Único é utilizado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, por exemplo. Com a modernização do Cadastro Único, os novos cruzamentos de dados serão feitos a partir de mais de 36 bilhões de registros laborais e cadastrais dos cidadãos. Os dados fazem parte do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), mantido nos data centers da Dataprev.

*Com informações do Ministério da Cidadania.