Desculpe, você precisa ativar o JavaScript no seu navegador para visitar o Portal Dataprev.
Ir para o conteudo 1

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

A Ouvidoria da Dataprev está integrada ao Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, sistema de ouvidorias do Poder Executivo Federal, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União com o objetivo de receber e tratar manifestações registradas pelo usuário de serviços públicos.

Fale com a Dataprev

Acesso à informação - Solicite acesso a informações públicas

Denúncia - Comunique um ato ilícito praticado por agentes públicos

Elogio - Expresse se você está satisfeito com um atendimento público

Reclamação - Manifeste sua insatisfação com um serviço público

Simplifique - Sugira alguma ideia para desburocratizar o serviço público

Solicitação - Peça um atendimento ou uma prestação de serviço

Sugestão - Envie uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços públicos

Mulher usando um laptop sentada em uma escada

Todos os tipos de manifestações são relevantes e permitem à Dataprev aprimorar seus serviços, tornar seus controles mais eficientes e estabelecer uma governança eficaz e transparente, cada vez mais próxima dos anseios do usuário.

Entre as manifestações destacam-se as denúncias, que são atos relacionados às transgressões éticas, fraudes e à corrupção. As irregularidades ou ilícitos que devem ser denunciadas são ações contrárias ou omissões ao Código de Conduta Ética e Integridade da empresa, à Política de Integridade Corporativa ou outras que possam causar danos à Dataprev ou aos seus públicos de relacionamento, cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.

É importante que a sua denúncia seja clara e objetiva com a maior quantidade de informações e detalhes, a fim de permitir a apuração da veracidade dos fatos relatados, descrevendo o fato, indicando o local da ocorrência geograficamente, listando os nomes completos e respectivas funções exercidas na empresa.

Sua manifestação será tratada com independência, isenção e ética. A Dataprev está comprometida com a confidencialidade e o sigilo, não pactuando com atos de retaliação ao denunciante. A este é garantida a preservação de sua identidade, caso queira identificar-se em sua denúncia. Todas as denúncias, anônimas ou não, são tratadas e encaminhadas para avaliação.

ATENÇÂO!  A Dataprev não disponibiliza canal telefônico para registro de manifestações de ouvidoria.

Dicas para registrar uma denúncia:

A denúncia bem realizada traz, usualmente, elementos sobre sete quesitos:

• O quê: o que está sendo fraudado e corrompido?
• Quem: quem é ou são os fraudadores e corruptos?
• Por que: por qual motivo se está realizando a fraude e corrupção, qual o seu propósito?
• Como: qual a forma de atuação dos fraudadores e corruptos, como eles executam a fraude?
• Quanto: quanto em valor ou bens está sendo desviado?
• Quando: em qual data, por qual período ou desde quando vem sendo realizada a fraude e corrupção?
• Onde: unidade da organização ou sistema de informática onde foi realizada a fraude e corrupção?

Fonte: TCU - Referencia de Combate a Fraude e Corrupção – 2ª Edição (2018)

Relatório Anual de Ouvidoria

A Ouvidoria tem papel essencial na detecção de irregularidades e adoção de medidas preventivas, fundamentos da integridade e boa governança, a partir da promoção da participação social na administração pública, visando ao aprimoramento dos serviços prestados. O relatório apresenta as principais ações de Ouvidoria da Dataprev, com a periodicidade anual. Acesse o relatório na Lista de Arquivos abaixo.

Maturidade da Ouvidoria da Dataprev

A Ouvidoria da Dataprev busca melhorar seus processos de trabalho e realiza, periodicamente, um autodiagnóstico de avaliação usando o Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública - MMOuP. O resultado do autodiagnótico referente ao ano de 2021 e o Plano de Ação da Ouvidora para o exercício 2022 podem ser acessados na Lista de Arquivos abaixo.

Relatório de Pesquisa de Satifação

A Ouvioria divulga pesquisa de satisfação junto aos cidadãos para avaliar a qualidade dos serviços prestados, previstos na Carta de Serviços ao Cidadão. O objetivo é avaliar o cumprimento dos compromissos e dos padrões de qualidade de atendimento. O relatório tem periodicidade anual e o primeiro elaborado é referente ao ano de 2020. Acesse o relatório na Lista de Arquivos abaixo.