Detalhe de das mãos de duas pessoas analisando um documento

 

Desde 2016, a Dataprev vem investindo na promoção da integridade e da ética visando à redução dos riscos de ações e atitudes que violem padrões e regras formalmente estabelecidos, buscando continuamente estimular a promoção da cultura ética e de combate a fraude e corrupção. O objetivo é, ainda, permitir que os tomadores de decisão se apoiem nos princípios e diretrizes da integridade corporativa e executem um conjunto coerente de ações sempre que uma ameaça à integridade da empresa for identificada.

Alinhado com essas diretrizes, em 2021 foi lançada a primeira versão do Plano Diretor de Integridade Corporativa da Dataprev - PDIC (2021- 2023), instrumento estratégico de diagnóstico, planejamento e gestão que expressa o comprometimento da empresa com o planejamento das iniciativas e operacionalização das ações de prevenção e o combate a irregularidades, fraude e corrupção, bem como ao estímulo da cultura ética. O documento baseia-se nos pilares de Prevenção, Detecção e Correção previstos na Política de Integridade da Dataprev, e prevê iniciativas distribuídas nas cinco dimensões de integridade, quais sejam: Ambiente de Integridade; Análise de Riscos; Políticas e Procedimentos; Comunicação e Treinamento; Monitoramento, Remediação e Aplicação de Medidas Disciplinares.

No âmbito da empresa, estão institucionalizados também outros normativos que compõem o conjunto de procedimentos estabelecidos para a consolidação da cultura de integridade e atendimento à legislação vigente (Lei 12.846/2013 e Lei 13.303/2016 e respectivos Decretos, por exemplo), entre os quais se destacam: Política de Integridade, Política Anticorrupção e Política de Conformidade. A Integridade é estabelecida de forma sistêmica, envolvendo as áreas afins, que possuem suas ações previstas no Programa de Governança Corporativa e Integridade.

Resolução do Conselho de Administração e descrição textual da Política de Integridade