Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev e Comitê Gestor do Sirc recebem prêmio de Inovação na Gestão Pública
A Dataprev e o Comitê Gestor do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil ganharam o Prêmio Conip de Inovação na Gestão Pública.
A Dataprev e o Comitê Gestor do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) ganharam nesta terça-feira (7) o Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, na categoria Sistemas de informação. O Sirc moderniza a captação e o tratamento dos dados dos registros civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos, com o apoio de uma plataforma digital que conecta os cartórios do Brasil inteiro aos ambientes de governo eletrônico do Estado brasileiro.
A iniciativa premia, desde 1998, os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. Nesta edição, foram classificados 12 trabalhos, que foram apresentados a um júri composto pelos membros do Conselho Consultivo, na forma de palestras. A cerimônia de premiação foi realizada ao fim do evento, que reuniu cerca de 500 participantes de diferentes estados brasileiros, entre eles presidentes e diretores de empresas públicas de TI, diretores de TI dos poderes executivo, judiciário e legislativo e gestores públicos. Jarbas de Araújo Felix, coordenador do Comitê Gestor do Sirc, Beatriz Garrido e Claudia Jack, da Dataprev, receberam o prêmio de Maria Luiza Pascale, da Escola Paulista de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Da esquerda para a direita: Jarbas de Araújo Felix, coordenador do comitê gestor, Claudia Jack e
Beatriz Garrido, da Dataprev, recebem o prêmio de Maria Luiza Pascale
O Sirc, plataforma desenvolvida e operada pela Dataprev para captação e tratamento dos dados dos registros civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos, soma em junho deste ano 4,2 milhões de registros, enviados por 81% dos 7,6 mil cartórios existentes no país, localizados em todos os estados.
A solução contribui para aperfeiçoar a qualidade e a gestão dos registros das bases de dados governamentais e apoia o planejamento de políticas públicas em diferentes áreas que demandam o conhecimento e a utilização dos dados de registros de nascimento, casamento, óbito e natimorto. É uma ação nacional de modernização dos serviços públicos.
Com a adesão ampla ao sistema, o próximo passo, em 2016, será investir na qualificação dos dados. Os registros chegam ao sistema em padrões e formatos diferentes. Um dos possíveis benefícios futuros será refinar a base para obter uma consistência que permita apoiar a concessão automática de benefícios. Com isso, os processos para benefícios que dependam apenas de informações constantes do Sirc poderão ser automatizados e ganhar agilidade, simplificando a vida do cidadão.
O sistema — que integra os cartórios, ou os dados enviados por eles, aos ambientes de governo eletrônico do Estado brasileiro — foi instituído em junho de 2014, pelo Decreto nº 8270. O objetivo é de uniformizar as informações de registro civil e prover uma gestão integrada e com segurança aos dados dos cidadãos. Possui um Comitê Gestor, com entidades da sociedade civil e de governo. Detalhes sobre o sistema e orientações para aderir a ele estão disponíveis no site http://sirc.gov.br.
Confira mais detalhes sobre o sistema na última edição da Revista Dataprev Resultados