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Presidência e Diretorias
Nesta página estão disponíveis as versões atualizadas dos Currículos dos Administradores da Dataprev. Os currículos serão atualizados sempre que houver modificações no texto ou substituições de membros.
A Diretoria-Executiva da Dataprev é composta pela presidência e cinco diretorias: Diretoria de Relacionamento e Negócio, Diretoria de Tecnologia e Operações, Diretoria Jurídica, de Riscos, Gestão e Governança Corporativa, Diretoria de Administração e Pessoas e Diretoria de Produtos e Soluções. Juntas, elas são responsáveis pela administração e por todas as atividades da empresa. Um dos fundamentos da gestão é o tratamento dos assuntos de forma colegiada, privilegiando a tomada de decisão de forma transparente e coletiva.
A Dataprev disponibiliza ativamente as informações dos gestores até o 4º nível, que é referente a gerente de departamento pois, de acordo com a estrutura de funções de confiança da Dataprev, o 5º nível corresponde a gerente de divisão que conta com efetivo de cerca de 150 gestores, havendo maior dinâmica de dispensa e designação. Caso desejado, é possível solicitar por meio da LAI, informações sobre gestores de 5º nível, no link https://www.dataprev.gov.br/etica/ouvidoria
Para entrar em contato, envie uma mensagem para institucional@dataprev.gov.br
Rodrigo Assumpção
PRESIDÊNCIA
Com mais de 30 anos de atuação sobre o tema transformação digital e melhores práticas de inovações tecnológicas para gestão pública, o presidente Rodrigo Ortiz D'Avila Assumpção (CPF ***.508.858-**) esteve à frente da Dataprev de 2008 a 2017, onde liderou uma profunda transformação na empresa, que resultou em um aumento de rentabilidade e eficiência.
Foi consultor especializado em gestão de TIC e modernização digital junto a organismos internacionais como Banco Mundial e a Associação Internacional de Seguridade Social (AISS).
Exerceu o cargo de secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e coordenou a área de Governo Eletrônico da Prefeitura de Santo André (SP). Atuou como educador no Instituto Cajamar, foi diretor do Instituto Florestan Fernandes e da ONG Sampa.Org, onde trabalhou com projetos de inclusão digital.
Bacharel em História, com mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Assumpção deixou o cargo de especialista em Sistemas de Informação de Gestão da Proteção Social na Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência das Nações Unidas, para reassumir em abril de 2023 a presidência da Dataprev, que, vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, segue com a missão de prover soluções digitais para o exercício da cidadania.
Período de Gestão: 03/04/2023 até o presente momento. (Indicação na 407ª Reunião Ordinária do Consad)
Tel.: 61. 3207-3253 e 61. 3207-3348
E-mail: institucional@dataprev.gov.br
Alan Santos
DIRETORIA DE RELACIONAMENTO E NEGÓCIO - DRN
Funcionário de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há mais de 25 anos, Alan Santos (CPF ***950.021-**) é brasiliense e tem desempenhado funções na Dataprev há quase 10 anos. Na empresa, foi assessor de diretoria e, desde 2019, o diretor de Relacionamento e Negócio (DRN) atuava como gerente de contas. Nesta função, coube a ele implementar a modernização da plataforma de gestão de empréstimos consignados do INSS; além do desenvolvimento da solução de gestão de empréstimos consignados (E-consignado) para atender demandas de governos estaduais, municipais e instituições privadas.
No INSS, Alan Santos também foi assessor da Presidência e coordenou a área de Tecnologia e Informação entre os anos de: 2008 e 2009; e 2012 e 2015. O agente administrativo atuou ainda na área de benefícios e atendimento do Instituto, participando do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Previdência Social, em 2001, e da elaboração e execução do Plano de Implantação do Projeto Novo Modelo de Gestão do INSS, de 2006 a 2008.
Alan Santos é formado em história pela Universidade de Brasília (UnB) e tem especialização em Arquitetura Organizacional e Redesenho de Processos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Período de Gestão: 30/07/2021 até o presente momento. (RS/3871/2021);
Tel.: 61. 3207-3380
E-mail: institucional@dataprev.gov.br
Antonio Hobmeir Neto
DIRETORIA DE GESTÃO DE INFRAESTRUTURA DE TIC - DGI
O diretor de Gestão de Infraestrutura de TIC já esteve à frente de várias funções estratégicas na Dataprev, como superintendente de Arquitetura e Serviços de Infraestrutura; e de Produtos e Serviços de Infraestrutura. Na empresa, Hobmeir também foi gerente de Departamento de Gestão de Serviços de TIC, além de assessor de diretoria e de superintendência. Durante sua carreira profissional na área de tecnologia, também atuou no Gabinete Digital na Presidência da República e no Ministério do Turismo.
Antes de assumir o atual compromisso profissional, Antonio Hobmeir liderava a Coordenação-Geral de Relacionamento para Serviços Estruturantes de Governo, da Diretoria de Relacionamento e de Negócios (DRN) da Dataprev. Entre os principais projetos tocados pelo gestor, está o Super.Gov.Br - no qual foi líder do Squad da Secretaria de Governo Digital do antigo Ministério da Economia.
Período de gestão: 30/05/2022 até o presente momento. (RS/3923/2022 e RS PR 3974/2023)
Tel.: 61. 3207-3177
E-mail: institucional@dataprev.gov.br
Flávio Sampaio
DIRETORIA DE PRODUTOS E SOLUÇÕES - DPS
Com 17 anos de experiência na área de Tecnologia, Flávio Ronison Sampaio (CPF ***.897.503-**) é cearense e empregado público da Dataprev desde outubro de 2006. Graduado em ciência da computação pela Universidade Federal de Campina Grande (PB), o diretor também atuou em pesquisas na área Engenharia de Software e Inteligência Artificial. Como mestrando, foi pesquisador no Centro de Desenvolvimento Tecnológico Motorola - UFCG, entre 2004 e 2005.
Período de Gestão: 30/07/2021 até o presente momento. (RS/3873/2021);
Tel.: 61. 3207-3253
Ricardo Pereira Borges
DIRETORIA DE TECNOLOGIA E OPERAÇÕES - DIT
Formado em Processamento de Dados e Ciência da Computação, Ricardo Pereira Borges (CPF ***.438.651-**) tem 23 anos de experiência na área de Tecnologia e 16 anos no setor público. É especialista em Redes Computacionais, com certificação em Gerência de Projetos (PMBOOK/SCRUM).
Ricardo Pereira Borges foi gerente executivo de Operações Tecnológicas da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), em 2022, e assessor técnico no Ministério da Cidadania, em 2021. Também exerceu a função de subsecretário de Tecnologia e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), em 2020, – onde liderou projetos estruturantes como PROUNI, FIES E SISU – além da reformulação do data center do MEC. Entre 2019 e 2020, ocupou o cargo de diretor de Tecnologia e Inovação Educacional pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
No estado de Goiás, como superintendente Central de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás, entre 2015 e 2018, liderou o projeto de modernização do parque de infraestrutura tecnológica, implantando o maior data center modularizado outdoor da América Latina – estrutura focada na sustentação de ambientes corporativos e estratégicos de toda a T.I. do estado goiano. Sob sua gestão, todos os processos do Estado foram digitalizados através da implantação do SEI cedido pelo TRF4.
Já como chefe do Núcleo de Tecnologia Educacional pela Secretaria de Estado de Educação de Goiás, entre 2011 e 2015, Ricardo Pereira Borges participou do desenvolvimento e implantação de projetos de Business Intelligence dirigidos à gestão pedagógica estratégica, contribuindo para que o Goiás saltasse do 16º para o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no país.
Período de Gestão: 03/10/2023 até o presente momento. (RS/3990/2023).
Tel.: 61. 3207-3253
E-mail: institucional@dataprev.gov.br
Álvaro Luis Pereira Botelho
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PESSOAS - DAP
O diretor de Administração e Pessoas, Álvaro Luis Pereira Botelho (CPF***.266.507-**), é economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui pós-graduação em Administração e Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É economista da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis.
No último ano, entre junho de 2023 e abril de 2024, foi presidente da Prevdata – Sociedade de Previdência Complementar da Dataprev, onde foi membro e presidente do Conselho Fiscal da entidade, entre setembro de 2020 e maio de 2023. Na Prevdata, Álvaro Botelho também já havia sido membro e presidente do Comitê de Investimentos, entre 2017 e agosto de 2020.
O economista exerceu diferentes cargos na Prefeitura do Rio de Janeiro como: assessor na Secretaria Municipal de Coordenação Governamental, no período de abril de 2022 a maio de 2023; de subsecretário de Gestão da Secretaria de Infraestrutura, de outubro de 2021 a março de 2022; e diretor-presidente da Companhia Carioca de Securitização, vinculada à prefeitura da cidade carioca, entre junho de 2022 a maio de 2023.
Álvaro Botelho já integrou o quadro funcional da Dataprev como diretor de Finanças e Serviços Logísticos, cargo que ocupou por 11 anos, no período de 2006 e 2017, e, também, assessor da Presidência, de julho de 2017 a fevereiro de 2018.
Período de Gestão: 08/04/2024 até o presente momento. (RS/4013/2024).
Tel.: 21. 3616-8023
E-mail: institucional@dataprev.gov.br