Nesta página estão disponíveis as versões atualizadas dos Currículos dos Administradores da Dataprev. Os currículos serão atualizados sempre que houver modificações no texto ou substituições de membros.

A Diretoria Executiva da Dataprev é composta pela presidência e cinco diretorias: Diretoria de Relacionamento e Negócios, Diretoria de Tecnologia e Operações, Diretoria de Governança Corporativa e Jurídica, Diretoria de Administração e Pessoas e Diretoria de Desenvolvimento e Serviço. Juntas, elas são responsáveis pela administração e por todas as atividades da empresa. Um dos fundamentos da gestão é o tratamento dos assuntos de forma colegiada, privilegiando a tomada de decisão de forma transparente e coletiva.
 

A composição da Diretoria Executiva da empresa foi alterada em 30/07/2021 pelo Conselho de Administração da casa. Foram reconduzidos aos cargos o atual presidente Gustavo Canuto; a diretora Isabel Luiza Machado; e os diretores Gilmar Queiroz e Alan Santos. Para integrar a nova gestão, o Conselho de Administração elegeu como novo diretor de Desenvolvimento e Serviço o empregado público da Dataprev Flávio Sampaio. Já o servidor público do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, Gustavo Sanches, foi indicado para a diretoria de Tecnologia e Operações. O empregado e diretor Gilmar Queiroz, que anteriormente ocupava a DDS, foi indicado como diretor de Administração e Pessoas.

Gustavo Canuto

PRESIDÊNCIA

Foto de Gustavo Canuto

Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto é natural de Paranavaí (PR). É servidor efetivo do Ministério da Economia, integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Exerceu o cargo de Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional nos 400 primeiros dias do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Foi Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, entre agosto e dezembro de 2018. Além de ter exercido cargos em outros órgãos federais, como: Secretarias de Aviação Civil e Geral da Presidência da República e na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O novo presidente da Dataprev é graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Antes de integrar o serviço público, trabalhou durante 6 anos na IBM.

Tel.: 61. 3207-3253 e 61. 3207-3348

Contatos da presidência

Flávio Sampaio

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO E SERVIÇO

Foto de Flávio Sampaio

Com 17 anos de experiência na área de Tecnologia, Flávio Ronison Sampaio é cearense e empregado público da Dataprev desde outubro de 2006. Graduado em ciência da computação pela Universidade Federal de Campina Grande (PB), o novo diretor também atuou em pesquisas na área Engenharia de Software e Inteligência Artificial. Como mestrando, foi pesquisador no Centro de Desenvolvimento Tecnológico Motorola - UFCG, entre 2004 e 2005. 

Nos últimos cinco anos, exerceu as funções de gerente de Conta e superintendente na Dataprev. Antes desses compromissos, foi professor do Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP-PB) e chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Informação, da Secretaria de Estado da Administração da Paraíba. 
 
Tel.: 61. 3207-3253
 

Contatos da DDS

Alan Santos

DIRETORIA DE RELACIONAMENTO E NEGÓCIO

Foto de Alan Santos

Funcionário de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há mais de 25 anos, Alan Santos é brasiliense e tem desempenhado funções na Dataprev há oito anos. Na empresa, foi assessor de diretoria e, desde 2019, o novo diretor de Relacionamento e Negócio (DRN) atuava como gerente de contas. Nesta função, coube a ele implementar a modernização da plataforma de gestão de empréstimos consignados do INSS; além do desenvolvimento da solução de gestão de empréstimos consignados (E-consignado) para atender demandas de governos estaduais, municipais e instituições privadas.

No INSS, Alan Santos também foi assessor da Presidência e coordenou a área de Tecnologia e Informação entre os anos de: 2008 e 2009; e 2012 e 2015. O agente administrativo atuou ainda na área de benefícios e atendimento do Instituto, participando do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Previdência Social, em 2001, e da elaboração e execução do Plano de Implantação do Projeto Novo Modelo de Gestão do INSS, de 2006 a 2008.

Alan Santos é formado em história pela Universidade de Brasília (UnB) e tem especialização em Arquitetura Organizacional e Redesenho de Processos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Tel.: 61. 3207-3380

Contatos da DRN

Gilmar Queiroz

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PESSOAS

Foto de Gilmar QueirozCom 34 anos de Dataprev, Gilmar Queiroz é carioca e foi  o primeiro empregado indicado, em 17 anos, para assumir uma diretoria da empresa. Em 29 de junho de 2020, foi aprovado como diretor de Desenvolvimento e Serviço (DDS) pelo CONSAD, onde permaneceu até 30 de julho de 2021. Antes de assumir a DDS, Gilmar liderava a Superintendência de Produtos e Informação (SUPI).
 
Graduado em análise de sistemas, com MBA em Tecnologia da Informação pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Gilmar Queiroz possui ainda formação no Programa de Gestão Pública Avançada Amana-Key, além de conselheiro e gestor pela Fundação Dom Cabral. 
 
Já  exerceu  outros  cargos de liderança dentro da instituição, atuando no desenvolvimento e implantação das principais soluções tecnológicas da Dataprev. Entre outras funções, o especialista foi responsável pelo Departamento do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), de Produtos de Benefícios e Serviços de Benefícios.  
 

Tel.: 21. 3616-7468

Contatos da DAP

Isabel Machado dos Santos

DIRETORIA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E JURÍDICA

Isabel Machado dos Santos

 

Pós-graduada em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Isabel Machado dos Santos possui mestrado (LL.M - Latin Legum Magister) em Direito Empresarial e especialização em Gestão Pública. A diretora acumula experiência na advocacia privada, na assessoria de Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e em cargo de chefia da empresa Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras), onde atuou na função de gerente jurídica.
 
Em sua trajetória na Telebras, Isabel foi responsável pelas decisões estratégicas da Gerência Jurídica, tendo como principais realizações a revisão de estratégias jurídicas de todos os processos judiciais, gerando redução e controle de demandas; a implantação de software jurídico de gestão integrada, que permitiu a melhoria da confiabilidade e da rastreabilidade das informações; e a implementação do Núcleo de Gestão de Riscos.
 
Além da experiência nos mercados público e privado, Isabel Machado dos Santos é docente do IDP, entre outras instituições.
 

Tel.: 61. 3207-3253

Gustavo Sanches

DIRETORIA DE TECNOLOGIA E OPERAÇÕES

Foto de Gustavo SanchesCom 20 anos de experiência na área de Tecnologia, Gustavo Sanches é natural de Santa Maria (RS) e é servidor do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Possui bacharelado em direito, é formado em processamento de dados e, também, tem especialização em redes de computadores.  
 
Nos últimos cinco anos, exerceu a função de superintendente de Tecnologia da Informação na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Gustavo Sanches já foi coordenador de TI da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Atuou ainda como pesquisador do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior do Trabalho (TST); coordenador de Sistemas no Supremo Tribunal Federal (STF); e diretor de Desenvolvimento no TRF 1ª Região.  
 
Gustavo Sanches é integrante da Comunidade de Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle (TIControle) desde a sua criação, e conta com conhecimentos  em Innovation & Leadership in Government - Brazil Program pela Georgetown University e ENAP; Artificial Intelligence and Data Science for Leaderships, Chicago University; e Programa de Capacitação de Gestores, Dale Carnigie Training; entre outros.
 

Tel.: 61. 3207-3177

Contatos da DIT