Fachada Dataprev

 

Nesta seção, são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pela Dataprev. O Plano Estratégico Institucional 2021-2025 e o Plano de Ação 2021 estão disponíveis na Lista de arquivos abaixo.

A Superintendência de Governança e Gestão Estratégica (SUGV) é a área que estabelece as diretrizes para a gestão dos programas corporativos e seus respectivos projetos (resultados) e ações.

 

Programas, projetos (resultados) e ações

Os programas, projetos (resultados) e ações são gerenciados através de Plano de Ação anual, instrumento de gestão em nível tático/operacional responsável por materializar todo referencial estratégico e seu desdobramento em ações concretas que visem a otimização dos recursos e a maximização dos resultados. O instrumento é gerenciado com base nas melhores práticas catalogadas pelo PMI®, disseminadas nos guias PMBOK® e The Standard for Program Management®.

O Plano de Ação decorre de outros instrumentos de planejamento estratégico da empresa, a saber: em nível estratégico, o Plano Estratégico Institucional (PEI); em nível tático, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), o Plano de Negócios (PN) e, a partir de março de 2021, o Plano Diretor de Integridade Corporativa (PDIC).

O rol de programas que compõe o portfólio do Plano de Ação 2021 encontra-se disponível no Plano Estratégico Institucional 2021-2025, páginas 20 a 26. No Plano de Ação 2021 podem ser encontradas mais informações acerca de cada programa, inclusive às relativas aos indicadores e metas dos programas.

 

Principais indicadores e metas

Conforme o Plano Estratégico Institucional 2021-2025, páginas 12 e 13, são 17 os indicadores e metas estratégicas da empresa. Objetiva-se, através do acompanhamento do alcance destas, mensurar se os objetivos estratégicos da Dataprev estão sendo alcançados.

 

Indicadores de performance

Os indicadores são classificados em: estratégicos (PEI), de tecnologia da informação (PDTI), de negócios (PN), de integridade corporativa (PDIC), de programas (Plano de Ação) e de processos.

Em 2021, os indicadores relativos aos instrumentos estratégicos e táticos são também indicadores de programa. Eles podem ser consultados, por programa, no Plano de Ação 2021.

 

Desempenho dos programas, projetos (resultados) e ações

O desempenho dos programas, projetos (resultados) e ações da Dataprev são divulgados anualmente pela empresa em seu Relatório de Gestão. O de 2020 pode ser acessado clicando aqui, páginas 71 a 86.

 

Informações financeiras

A Dataprev é uma empresa pública federal não dependente e, portanto, não recebe recursos diretos da União. Por sua natureza, possui obrigações comuns às empresas privadas e também está sujeita às regras dos controles governamentais, comuns à Administração Pública.

As metas financeiras relacionadas ao programa de investimentos, por sua vez, são divulgadas no documento Programa dos Dispêndios Globais.

A Dataprev não se enquadra em programas que resultam em renúncia de receitas.

A Dataprev não desenvolve programas, ações, projetos e atividades financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou que resultem em renúncias de receitas.

 

Carta de serviços ao Cidadão

A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar sobre os serviços prestados pela Dataprev diretamente aos cidadãos e aos seus clientes, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. A carta pode ser acessada na Lista de arquivos abaixo.

A publicação do documento está prevista na Lei nº 13.460, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.