A Dataprev tem por objetivo estudar e viabilizar tecnologias de informação, na área da previdência e assistência social, compreendendo prestação de serviços de desenvolvimento, processamento e tratamento de informações, atividades de teleprocessamento e comunicação de dados, voz e imagem, assessoramento e assistência técnica no campo de sua especialidade, bem como o desempenho de outras atividades correlatas. Sem prejuízo de suas atividades principais e em harmonia com a política governamental, a Dataprev poderá prestar serviços a terceiros.

O instrumento anexo é um extrato do Manual de Atribuições instituído em 09 de janeiro de 2007 pelo Conselho de Administração e atualizado em 18 de fevereiro de 2021, que descreve os objetivos e as principais atribuições de cada área da estrutura organizacional da DATAPREV, bem como dos objetivos dos órgãos estatutários e dos principais colegiados da governança.

O escopo desse instrumento, com relação à estrutura funcional da Empresa, é apresentar o objetivo/competência de cada unidade organizacional até o terceiro nível hierárquico. Essa estrutura é composta pela Presidência e 05 (cinco) Diretorias, que por sua vez são desdobradas em unidades subordinadas, cuja hierarquia é representada como a seguir:

  •  1º nível - Presidência e Diretorias
  • 2º nível - Superintendências, Consultoria Jurídica e Secretaria Executiva
  • 3º nível - Departamentos, Coordenações Gerais, Corregedoria e Unidades de Desenvolvimento
  • 4º nível - Divisões, Coordenações e Ouvidoria
  • 5º nível - Serviços