Detalhe de mãos sobre documento sendo assinado sobre a mesa

 

A Dataprev é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Economia, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. É regida pela Lei de criação da empresa, nº 6.125, de 4 de novembro de 1974, por seu Estatuto Social, assim como pela Lei das Estatais, nº 13.303, de 30 de junho de 2016, pela Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, pelo Decreto nº 8.945, de 27 de dezembro de 2016, e demais legislações aplicáveis.

Estatuto Social 

O Estatuto Social da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – Dataprev S.A., foi aprovado pela 3ª Assembleia Geral Extraordinária da Dataprev, em 13 de novembro de 2017, e alterado pela 2ª Assembleia Geral Ordinária da Dataprev, pela 4ª Assembleia Geral Extraordinária, pela 7ª Assembleia Geral Extraordinária, pela 14ª Assembleia Geral Extraordinária, realizadas, respectivamente, em 26 de abril de 2018, 19 de junho de 2018, 10 de abril de 2019 e 27 de outubro de 2020. A última versão do documento foi aprovada na 16ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 11 de fevereiro de 2021.

Manual de Organização

O Manual de Organização da Dataprev, aprovado pelo Conselho de Administração da empresa, tem por objetivo organizar sua arquitetura empresarial, a fim de que impulsione a promoção e a realização dos seus objetivos estratégicos, definidos no Planejamento Estratégico Institicional (PEI) 2019-2023. Constam no documento os princípios gerais de organização da Dataprev, que compreende a arquitetura organizacional, os níveis hierárquicos e competências gerais, os componentes estratégicos, o papel dos gestores, colegiados internos e as condicionantes das funções de confiança e da estrutura organizacional.

Órgãos colegiados

O Conselho de Administração é um órgão estatutário da Dataprev, a quem compete, entre outras atribuições, o acompanhamento, a supervisão e o direcionamento das diretrizes estratégicas da empresa. Já ao Conselho Fiscal compete, entre outras atribuições, a fiscalização, supervisão e monitoramento da gestão contábil, financeira e administrativa da empresa. Compõem ainda os órgãos colegiados da Dataprev a Diretoria Executiva, responsável pelo cumprimento das metas e diretrizes estratégicas; a Assembleia Geral, que tem o poder de decidir sobre os negócios da empresa e tomar as medidas que julgar pertinentes à sua defesa e desenvolvimento; além dos Comitês de Auditoria Estatutário e de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração. Os regimentos internos desses órgãos colegiados podem ser acessados por meio dos links disponíveis nas opções abaixo.